• Feira de Abadiânia passará por mudanças

25/05/2017 às 20:19 - Reunião

Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de Abadiânia convidou os feirantes do município para uma reunião onde seria realizado um debate sobre a mudança da feira devido à volta do funcionamento da Rodoviária e passagens de ônibus no local, a partir do dia 23 de junho.

A reunião aconteceu às 17h no NAF e contou com a participação de cerca de 30 feirantes. Durante o debate o Prefeito Zé Diniz discursou informando os motivos da mudança e realizou uma breve explanação sobre as situações enfrentadas com as contas públicas. Além disso, apresentou aos feirantes a sugestão de um local para que fosse instalada, de forma provisória, a feira. Este local apresentado é na Avenida Goiás, conhecido como Praça dos Quiosques.

“Estou aqui hoje para apresentar um novo local para a instalação da feira, devido à volta do funcionamento da Rodoviária, pedido antigo de toda a população. Sugiro que seja instalado na Praça dos Quiosques, como é popularmente conhecido. Jamais quero que a feira acabe, mas precisamos fazer essa mudança”, informou o Prefeito Zé Diniz.

Durante o seu discurso, o Prefeito ainda enfatizou total apoio a divulgação e incentivo aos feirantes para que toda a população soubesse da mudança e assim participasse do novo espaço. “Nosso apoio será total, onde será realizada toda a parte de divulgação nos três primeiros meses, com carro de som, redes sociais, e faixas. Além disso, com verba destinada à cultura, serão realizados shows nos primeiros 60 dias, com o intuito de fomentar e aumentar o público no local”, disse.

Após as explanações, foi aberto aos feirantes para opinarem, onde surgiram diversos questionamentos favoráveis e desfavoráveis à mudança. Dentre as opiniões desfavoráveis, foi dito que alguns feirantes não tinham interesse em shows no local, pois atrapalha a feira. Outro feirante, de forma favorável disse que concorda com a mudança, pois o espaço atenderá as demandas necessárias para o funcionamento da feira.

O Prefeito ainda esclareceu que o espaço sugerido já possui banheiros para atender todos que por ali passarem, além de iluminação pública, onde os feirantes apenas pagarão pela energia gasta, sem dividir com ninguém, como já acontece atualmente, e poderão junto realizar um sorteio onde cada barraca será instalada. Ainda apresentou uma sugestão para a criação do espaço fixo da feira.

Ao longo dos debates, foram surgindo sugestões e opiniões diversas, e o Prefeito Zé Diniz solicitou uma votação aberta para saber quem concordava com a mudança. Alguns feirantes, de forma truculenta abandonaram a reunião e os que permaneceram decidiram, em comum acordo e no primeiro momento, com a mudança para o novo local sugerido.

Após essa votação, foram surgindo alguns outros debates, onde foi apresentado a opção, pelos vereadores Cleiton Abrantes, Clarindo Borges e Nilton Nunes, de que seja solicitada a Presidente da Câmara Municipal, Angelina Rodrigues – que estava na reunião e não ficou até o fim, o uso das sobras de verbas do órgão para a construção de um espaço ao lado da Rodoviária, onde a Prefeitura abriria mão da verba para o alargamento da Maurílio Beires e deixaria para os feirantes. E assim, também contribuiria para este novo espaço.

Ao fim da reunião, foi decidido que será marcada uma reunião com os 11 vereadores do Município para solicitar e analisar se a verba será liberada para os devidos fins.

Por Jozeías Júnior

Assessor Especial de Comunicação