• Prefeito Zé Diniz realiza debate sobre o orçamento de Abadiânia

29/08/2017 às 11:49 - Administração

O Prefeito Zé Diniz, em suas atribuições, juntamente das Secretarias de Administração e Finanças, realizaram nos dias 24 e 25 de agosto, em Abadiânia e nos distritos de Abadiânia Velha e Planalmira, respectivamente, o Orçamento Participativo com o intuito de ouvir a população e saber os seus anseios para os próximos anos no Município.

O primeiro debate desta etapa do Orçamento Participativo foi realizado na Câmara Municipal, durante a manhã do dia 24 de agosto, com a participação dos vereadores Clarindo Borges, Cleiton Abrantes, Ilvaney da Silva, Nilton Morais, Davy Feliz, Antônio Sérgio e Rosemar da Silva, onde puderam expor suas opiniões e saber como estão às contas públicas apresentadas pela Contadora Cristina Cordeiro.

O Orçamento Participativo tem intuito de ouvir a opinião dos vereadores e a população para que sejam realizados o Plano Plurianual (PPA), onde se prevê, entre outras coisas, as grandes obras públicas a serem realizadas nos próximos anos, com validade entre 2018 a 2021; a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é responsável por definir o orçamento do ano de 2018; e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que é elaborada todos os anos com objetivo de apontar as prioridades para o próximo ano, orientando a elaboração da LOA, baseado no PPA.

O Secretário de Finanças, Frederyco Melo, apontou que levar a informação até a população é de suma importância para que todos saibam o que está sendo pago dentro do órgão. “Apresentar as contas públicas faz com que todos tenham noção das verbas, impostos e outros valores que entram e saem da Prefeitura e onde está sendo aplicado no Município”, disse.

Durante o debate em Abadiânia Velha, realizado no dia 25 de agosto no período da manhã, a população compareceu e pôde opinar e deixar as sugestões do que acreditam ser de importância para o Distrito. O morador José Mendonça pediu a palavra e fez sua solicitação. “Gostaria de pedir que seja realizada a obra de asfaltamento das ruas que ainda faltam asfaltar em Abadiânia. Acredito que sejam poucas, mas é importante para a cidade”, disse.

De acordo com o Prefeito Zé Diniz, a obra para realizar o asfalto já está planejada para o orçamento do Distrito. “Já realizamos as medições e o projeto para que seja implantando o asfalto já está dentro do orçamento previsto. A obra deverá ser iniciada assim que a verba for liberada e licitada”, disse.

No período da tarde, o Orçamento Participativo esteve em Planalmira para ouvir todos que estavam presentes durante a reunião. Para a moradora Solange de Souza, o distrito está precisando de uma creche. “Estamos precisando de uma creche para que tenhamos opções de onde deixar nossos filhos e assim poder trabalhar tranquilamente sabendo que estão sendo bem cuidados e aprendendo”, informou.

O Prefeito, respondendo a solicitação, adiantou que está em processo o pleito de escolas integrais tanto para Planalmira quanto para Abadiânia Velha, assim como a finalização da Escola do Distrito, onde as obras estão paradas devido à desistência por parte da Empresa que estava construindo durante a gestão passada.

Para o Secretário e Administração, Adhemar Jacinto, o Orçamento Participativo da à oportunidade para a população saber o que está acontecendo durante a gestão atual. “O intuito é ouvir a população, demonstrar o que está sendo feito, como está sendo gasto os impostos e assim fazer com eles possam apontar onde estão os principais pontos a serem analisados, ou seja, quais as prioridades de acordo com o seu ponto de vista”, ressaltou.

A primeira reunião do Orçamento Participativo foi realizada no mês de junho, no Núcleo de Apoio a Família (NAF) e também contou com a participação da população e vereadores.