• Governo de Abadiânia tem investido mais de R$ 5 milhões por ano na Saúde

25/10/2018 às 15:55 - Saúde

Há quase dois anos de gestão à frente do Município, o Prefeito Zé Diniz tem realizado diversas ações para aprimorar a saúde e melhor atender toda a população de Abadiânia e entorno, além da população flutuante existente, realizando o investimento de mais de R$ 5 milhões em diversos setores.

Durante todo o ano de 2017, o Governo de Abadiânia investiu mais de R$ 2 milhões em medicamentos de alto e baixo custo, além de insumos farmacêuticos, materiais hospitalares e injetáveis. Já no ano de 2018 esses números expressivos devem manter a mesma média.

Além destes investimentos, o Prefeito e a Secretaria de Saúde Alaídes Gomes realizaram, a partir de verbas parlamentares, a aquisição de diversos equipamentos para equipar todas as Unidades de saúde – que possuíam apenas equipamentos totalmente deteriorados, equivalente a um total de mais de R$ 1 milhão de reais.

Dentre os equipamentos adquiridos, está à aquisição de Câmaras de conservação Imunobiológicos (distribuídas em todas as seis Unidades, que suportam cerca de 48h sem energia, assim garantindo a qualidade e eficiência das vacinas utilizadas diariamente e durante as campanhas vacinais), além de autoclave, ultrassom Odontológico, equipamentos de eletrocardiograma, dentre outros diversos.

Ao todo, o Município possui cinco Unidades com a Estratégia da Saúde da Família (ESF) que atende 100% da população na atenção básica, e a Unidade Mista de Saúde (Complexo de Saúde), atendendo urgências, emergências e primeiros socorros – os plantões são de 24 horas, Domingo a Domingo, com equipe completa, composto por 01 Médico; 01 Enfermeiro; 03 Técnicas em Enfermagem; 01 Recepcionista; 01 Auxiliar de Serviços Gerais; 01 Motorista para Ambulância e apoio do SAMU 24 horas.

Os investimentos vão além de estrutura, equipamentos e medicamentos. O Governo oferece para a população um corpo de profissionais qualificados que suprem as necessidades da população local e flutuante. Ao todo, durante o ano de 2017, foi investido quase de R$ 2.500,000,00 (dois milhões e meio) com médicos, médicos plantonistas, pediatras, ginecologistas, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogo, Assistente Social, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorrista, auxiliar de saúde bucal, agentes comunitário de saúde, dentre outros diversos.

A população flutuante equivale aos atendimentos realizados daqueles que passam pela BR-060 e necessitam utilizar as Unidades de Saúde do Município, além dos turistas que frequentam a Casa Dom Inácio de Loyola (João de Deus), conhecido assim popularmente, e aqueles que utilizam o Lago Corumbá IV como lazer nos feriados e finais de semana. Há um acréscimo de 70% deste público nos atendimentos nas Unidades.

Os investimentos não param por aí, novos equipamentos estão sendo licitados, além da aquisição de duas novas ambulâncias zero quilometro.